Tristeza e pesar da comunidade missãovelhense pela morte do vereador Cícero Cagece

Comoção

Cicero Meneses Macedo, Cicero Cagece, faleceu em 22/01/2020 (Foto: Antonio Alexandre / Site MV MAIS - 11/09/2019)

No fim da tarde desta quarta-feira 22 de janeiro, Missão Velha foi surpreendida com a notícia do falecimento do vereador Cícero Menezes Macedo, popularmente conhecido por Cicero Cagece. O parlamentar tinha participado da primeira sessão do ano, o mesmo estava aparentemente bem quando se despediu dos colegas parlamentares antes do término da sessão ordinária, minutos depois o presidente da câmara o Sr. José Nairton Macedo foi informado do falecimento de Cicero Cagece, repassando assim a triste notícia que abalou a todos os presentes, imediatamente após o anúncio a sessão foi encerrada.

Em entrevista ao repórter Normando Soracles do site Miséria, o Sr. vereador José Nairton, ainda muito abalado, disse que Cicero foi à sessão, aparentava estar normal, assinou a ata como de costume, mais que após um tempo saiu da sala. O vereador Beto do Aleixo o levou ao hospital municipal de Missão Velha. Minutos depois foi informado do seu falecimento. A causa da morte ainda não foi oficialmente divulgada, especula-se que o vereador sofria de problemas no coração, o que ocasionou um infarte.

Nas redes sociais, o Cicero Menezes criou em Missão Velha a hashtag “#Quem ama cuida”, sempre que o mesmo apresentava um projeto ou uma denúncia, sempre utilizava a hashtag como sua marca.

O corpo será velado em sua residência na Praça Monsenhor Horácio próximo à Igreja Matriz de São José. Na parte da tarde o corpo será trasladado para a sede da Câmara Municipal, onde permanecerá até as 16hs.

Biografia
Filho de José Macedo Santana “Zequinha Olegário” e Maria do Socorro Menezes, Cícero Cagece nasceu no dia 20 de dezembro de 1972, no sítio Pintado, na cidade de Missão Velha, Ceará.

Sobrinho de Edson Olegário, ex-prefeito de Missão Velha e ex-deputado estadual pelo Ceará, Cícero sempre teve forte ligação com a política e afirmava costumeiramente que o seu maior exemplo na política era o seu tio. Cícero era também tetraneto do Coronel Santana, grande líder político da região.

Vida política
Cícero Cagece ingressou na política no ano de 2004, sendo escolhido como Secretário de Urbanismo na gestão do Dr. Gidalberto Pinheiro, e exercendo a função pelo período de três anos.

Em 2008 elegeu-se pela primeira vez vereador do município de Missão Velha pelo Partido da República (PR) recebendo nas urnas 661 votos, e ocupando a vice-presidência da Câmara Municipal de Missão Velha no biênio 2009/2010.

Nas eleições municipais de 2012, Cícero Cagece foi novamente eleito para mais um mandato na Câmara Legislativa pelo PR, sendo o segundo vereador mais bem votado naquele pleito com 1.540 votos.

Durante a gestão do ex-prefeito Dr. Tardniy Pinheiro (2013-2016), Cícero Cagece foi eleito presidente do Poder Legislativo Municipal no biênio 2013/2014 e reeleito presidente no biênio 2015/2016.

Atualmente Cícero Cagece estava em seu terceiro mandato consecutivo na Câmara, tendo sido eleito em 2016 pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) com o número de 1.214 votos. Ocupava também a vice-presidência da Casa Legislativa no biênio 2019/2020.

Quem acompanha as sessões da câmara percebe facilmente que o vereador Cicero era bem atuante em seu trabalho, quase todas as sessões ele apresentava um requerimento e trazia sempre no mínimo uma indagação da população tanto que durante seu mandato Cicero foi autor de 7 projetos de lei, 9 ofícios, 3 projetos de indicação, 3 resoluções, 1 moção de pesar, 1 decreto legislativo e 44 requerimentos. O mesmo foi relator da comissão processante contra o atual prefeito Diego Feitosa, o vereador sempre se mostrou contra a defesa do prefeito.

Repercussão
A Prefeitura Municipal de Missão Velha, através do Prefeito Diego Feitosa, no uso de suas atribuições legais, decretou luto oficial no município por três (3) dias pelo falecimento do vereador Cícero Cagece, bem como decretou também feriado no município nesta quinta-feira (23) para que sejam prestadas as devidas homenagens ao vereador.

Em uma de suas redes sociais, o prefeito Diego Feitosa afirmou que “Missão Velha perde um cidadão dedicado a vida pública” e se solidarizou com a família do vereador.
A Câmara Municipal de Missão Velha, através do seu presidente, o vereador José Nairton Macedo Costa, lamentou através de nota divulgada no site oficial e nas páginas da Casa Legislativa nas redes sociais a morte do vereador Cícero Meneses Macedo. A nota comunica também que o presidente decretou feriado no âmbito do Poder Legislativo nesta quinta-feira (23) e ponto facultativo na sexta-feira (24).

O ex-prefeito do município, o Dr. Tardiny Pinheiro, amigo pessoal e compadre de Cícero Cagece, utilizou-se de suas redes sociais para lamentar a perda de um dos “filhos mais ilustres da cidade”. Segundo Dr. Tardiny, Cícero “teve uma trajetória marcada pelo esforço e pela dedicação na luta por benefícios para a nossa terra e por melhores condições de vida para o nosso povo”.

Dezenas de missãovelhenses também fizeram postagens nas redes sociais lamentando a morte do vereador que era um dos políticos mais atuantes no município.

 

Com informações do Site Transcariri FM e Câmara Municipal de Missão Velha




Receba atualizações em tempo real diretamente no seu celular ou computador, inscreva-se agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Saiba mais