Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima visita Missão Velha depois de 66 anos

De Portugal

Foto: José Wilson / Site MV MAIS

A imagem peregrina de nossa senhora de Fátima, vinda de Portugal, está visitando o Brasil, e neste sábado dia primeiro de junho de 2019, chegou às terras Missãovelhenses. Por volta das 9:30h da manhã, os devotos fiéis de nossa senhora de Fátima reuniram-se na rotatória na entrada da cidade, para esperar a chegada da imagem que vinha da cidade vizinha de Brejo Santo, no cariri cearense. Todos esperavam com muita fé e devoção Maria Santíssima com cânticos e orações, muitos fiéis se emocionaram ao ver pela primeira vez a réplica da imagem de nossa senhora de Fátima que está em Portugal. Após ser posta no carro andor, a procissão seguiu pela rua coronel José Dantas seguindo até a igreja matriz de São José, onde foi aclamada por todos os devotos presentes e coroada pelo padre Antônio Luiz, pároco de Missão Velha.

Foto: José Wilson / Site MV MAIS

Em 1953, há exatamente 66 anos, Missão velha foi agraciada com a visita da imagem original de Nossa Senhora de Fátima. E para marcar essa visita, foi construída uma praça no centro da cidade e nomeada como “Praça N.S de Fatima”. Mas, após uma reforma na gestão do então prefeito Sr. José Landim, mudaram o nome para “praça Francisco Arrais Maia”, mesmo com o nome modificado ainda continua tendo a imagem de Nossa senhora de Fátima no centro da praça.

Durante todo o dia de sábado a igreja desenvolveu com seus fiéis uma programação religiosa diferente, sendo, terço as 11:00h, oficio 12:00h, terço da misericórdia ás 15:00h, missa às 18:00h em seguida procissão luminosa saindo da igreja matriz até a praça Francisco Arrais Maia, onde aconteceriam louvores e orações com a juventude e devotos de Nossa Senhora. No domingo acontecerão três missas em honra a Nossa Senhora, às 6:00h e 9:00H da manhã e ao meio dia missa de despedida e envio, onde logo após a imagem peregrina seguirá para a capital Fortaleza.

Senhora Maria Silva e seu tio deram seu relataram sua graça recebida em 1953. (Foto: José Wilson / Site MV MAIS)

Falamos com a Senhora Maná Silva que nos falou sobre seu sentimento de esta vendo a imagem de Nossa Senhora vinda de Portugal, junto com ela estava seu tio que há 66 anos teve a graça de ver a primeira imagem quando veio a Missão Velha, além disso ela ainda nos contou sobre uma graça que o pai do seu tio teria recebido na época (em 1953).

 

Sobre a imagem
A primeira Imagem da Virgem Peregrina de Fátima foi oferecida pelo Sr. Bispo de Leiria e coroada solenemente pelo Sr. Arcebispo de Évora, a 13 de maio de 1947. A partir dessa data, a imagem única percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor.

Foto: José Wilson / Site MV MAIS

Depois de mais de meio século de peregrinações, em que a Imagem visitou 64 países dos vários continentes, alguns países por diversas vezes. (Inclusive o Brasil, que em apenas 06 anos, depois de ter sido esculpida e sob nossa responsabilidade, nos visitou pela primeira vez – “Álbum Comemorativo” datado de Janeiro de 1953” ). A Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que ela não deveria sair mais habitualmente, mas só por alguma circunstância extraordinária.

Em maio de 2000 foi colocada na exposição «Fátima Luz e Paz», onde foi venerada por dezenas de milhares de visitantes. Passados três anos, mais precisamente no dia 8 de dezembro de 2003, solenidade da Imaculada Conceição, a Imagem foi entronizada na Basílica do mesmo Santuário de Fátima, tendo sido colocada numa coluna junto ao Altar Mor.

A fim de dar resposta aos imensos pedidos, foram, entretanto, feitas várias réplicas da primeira Imagem Peregrina, (as cinco primeiras, numeradas de 01 a 05, colocadas à disposição de cada continente mundial, coube ao continente Sul-Americano a de no. 3, a que sempre recebemos) hoje há um total de treze imagens percorrendo o mundo.

 

Texto José Wilson

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu celular ou computador, inscreva-se agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. AceitarSaiba mais