Universitários da URCA campus Missão Velha realiza manifestação em prol da educação nacional

Protesto

Foto: Ruan Flanklin

Os acadêmicos dos cursos de Biologia e Letras da Universidade Regional do Cariri (URCA) – Campus Missão Velha, realizaram na noite da última quarta-feira (15) manifestação contra os bloqueios na educação anunciado pelo Governo Federal.

O movimento foi dividido em dois momentos. No primeiro os estudantes se reuniram no auditório do campus e debateram juntamente com professores, membros de movimentos estudantis e sociais, políticos e representantes da sociedades civil as medidas que visam, nas palavras do governo, contingenciar gastos na educação superior do país.

Em um segundo momento, os participantes saíram em caminhada pelas principais ruas do município com faixas, cartazes e gritos de ordem para mostrarem toda a sua indignação com a atual situação do país.

Alan Cruz, membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE), relatou que não foi fácil unificar os estudantes, mas destacou que o resultado final foi positivo, pois a comunidade acadêmica abraçou a causa e mostrou a resistência da universidade as medidas do atual governo.

Já Anderson Félix, membro do Levante Popular da Juventude, afirmou que a organização está articulando a resistência em todos os lugares do país, indo à luta contra os cortes anunciados na educação e também contra a reforma da previdência, visto que ambas medidas do governo prejudicam especialmente a população mais pobre.

Marcel Roosevelt, professor do campus, ressaltou a importância da manifestação para mostrar que cidades do interior são também politicamente ativas. Para ele o município de Missão Velha deu uma demonstração de aula fora das paredes da universidade. A mobilização provocada pelos acadêmicos, movimentou também a sociedade civil missãovelhense, reunindo as camadas populares em defesa da educação.

Para completar Marcel Roosevelt afirmou que as manifestações que aconteceram em todo o país durante esse 15 de maio, é apenas o início do movimento que visa a defesa da educação nacional, e que a tendência é que elas aconteçam até conseguirem fazer com que o governo federal recue nessa política que corta verbas da educação.




Texto Ruan Franklin
Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Saiba mais