Missão Velha realizou a VII conferencia municipal dos direitos da criança e do adolescente

CMDCA em Ação

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Missão Velha (CMDCA) realizou na manhã desta quinta-feira, dia 9 de agosto, a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento foi realizado nas dependências do Centro de Referência do Idoso (CRI) que fica na sede da Secretaria do Trabalho e Assistência Social.

A conferência teve início por volta das 9:30h da manhã, o cerimonialista Sr. Inaldo de Araújo fez a apresentação do tema e do conteúdo a ser abordado na Conferência, antes de dar início, um grupo de crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – SVCF (CRAS I) fizeram uma apresentação cultural, logo após, o cerimonialista chamou para compor a mesa a Sra. Maria das Graças representante do governo municipal, Sra. Maria Dalva Ribeiro secretária de assistência social, Sra. Aline Ritsa Ribeiro Barros representante do Conselho Tutelar de Missão Velha, Sra. Conceição Nunes secretaria executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Ceará, Yasmim Emanuela representando as crianças e adolescentes e o Sr. José Roberto do Santos, presidente do CMDCA. Mesa composta a assembleia foi convocada a ficar de pé para entoar o hino Nacional e do Município. No uso da palavra a secretária Sra. Maira Dalva falou da importância da temática abordada na VII conferência dando ênfase a “diversidade e enfrentamento às violências”, para que todas as crianças da zona rural, da cidade, negras, com deficiência e pobres sejam contempladas com os mesmos direitos.

Após a mesa desfeita, a Sra. Rita Maria Nascimento Silva, vice-presidente do (CMDCA), fez a leitura do regimento interno, dando início as atividades do dia, na ocasião a Sra. Conceição Nunes iniciou a palestra com o tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento as violências”.

Conversamos com o presidente do CMDCA, Sr. José Roberto, que de início nos falou sobre a atuação do conselho no município e que tem como grande parceiro o conselho tutelar, que vem fazendo uma atuação relevante na proteção das crianças e adolescentes do município. O José Roberto também nos falou sobre a VII conferência municipal que tem como tema principal, “Proteção integral, diversidade e enfrentamento as violências”, “esse dia 9 de agosto nos reunimos aqui na secretaria do trabalho e assistência social para realizar uma conferência de suma importância não só para o Município, mais para o Estado e porque não dizer a nível Nacional, onde iremos discutir temas importantes que venham a proteger nossas crianças e adolescentes. O tema abordado nesta conferencia não é um tema nosso, ou seja, pensado por nós, mais todo o pais trabalha com essa mesma temática para que possam sair diretrizes eficazes na proteção de nossas crianças e adolescentes. ”.

O presidente encerrou sua participação na entrevista, falando da importância dos parceiros como a Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Conselho Tutelar, demais Secretarias, ACOAFA, UPPV, PESTALOZZI, CRAS, CREAS e CRI, que sem esses parceiros não conseguiriam os tão importantes resultados.

A conselheira tutelar a Sra. Salete chaves nos falou da suma importância das parcerias entre o CMDCA e o Conselho Tutelar de Missão Velha, esses dois órgãos trabalham em conjunto na promoção e proteção das crianças e adolescentes e ressaltou a grande importância de estar participando desta Conferência. Ela também nos falou sobre os avanços adquiridos desde a criação do Estatuto até hoje, foram avanços significativo na saúde, educação, lazer e também na profissionalização que trouxeram mais dignidade e esperança as nossas crianças e adolescentes.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão criado por lei para formular e deliberar políticas públicas relativas às crianças e adolescentes, em conjunto com as áreas de saúde, meio ambiente, assistência social, educação, entre outras. Controla as ações em todos os níveis e organiza as redes de atenção à população infanto-juvenil, promovendo a articulação das ações, das entidades e dos programas da sociedade civil e dos governos.

Nesta Conferência, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, saíram propostas de políticas públicas voltadas ao público alvo que serão apresentadas na Conferência Regional, a ser realizada posteriormente pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu celular ou computador, inscreva-se agora.