‘Túneis em Missão Velha’ Conheça um pouco sobre essa história

História

Casa de Coronel fica na esquina da rua Francisco Basílio com Rua Blandina Leite da Costa, próximo a praça Cristo Rei (Foto: Cariri Cangaço)

Missão Velha, cidade pequena e aparentemente tranquila, abrigou no seu passado grandes histórias, tendo como destaques: a evangelização dos índios Cariris, o coronelismo e o cangaço, o qual tem seus mistérios até hoje pouco revelados.

A história da cidade de Missão Velha é muito rica, mas, pouco explorada e detalhada, na época do coronelismo destacamos o coronel Izaís Arruda que foi também o primeiro prefeito eleito pelo voto popular na cidade, homem muito respeitado e temido por todos os que o conheciam, segundo nos relata a história, até o famoso ‘Lampião’ teve contato com o Cel. Izaías vindo a esconder-se e abrigar-se por aqui.

A casa do Cel. Izaías, que até hoje está de pé, foi abrigo de muitos cangaceiros que por aqui passavam, na casa existe um enorme porão que era utilizado para abrigar ‘Lampião’ e seus comparsas, além disso existiam túneis subterrâneos, utilizados como saídas de emergência.
Em 2011 o pesquisador Aderbal Nogueira publicou um vídeo em seu canal do Youtube, onde contava sobre o privilégio de conhecer o porão da casa do famoso Cel. Izaías Arruda.

Confira sua experiência ao entrar no porão.

Vídeo cedido por Aderbal Nogueira

Fonte Site MV MAIS
Texto José Wilson

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu celular ou computador, inscreva-se agora.