Parabéns Missão Velha pelos seus 87 anos de fundação

Comemoração

Foto: Google Imagens

Hoje, 11 de julho de 2018, a cidade de Missão Velha que fica na região metropolitana do cariri cearense completa 87 anos de criação, a cidade que já foi referência na parte de agricultura por ter grandes plantações da cana de açúcar, algodão… hoje dá espaço para grandes plantações de banana. Além disso a cidade tem grandes recursos naturais, como a cachoeira e a floresta petrificada que fazem parte do único geoparque da América latina.

O parágrafo anterior parece está com a data errada, mas, na realidade está correto. Segundo o historiador e escritor Sr. Bosco André, no dia 28 de junho de 1931 foi elevada à condição de cidade, mas, Missão Velha só teve sua primeira comarca (poder judiciário) instalada em 11 de julho do mesmo ano tendo como primeiro juiz da cidade o Dr. José Correia Lima, ficando assim o dia 11 de julho como data de criação do município. À data foi instituída pelo 1º interventor do município, Cel. Francisco Arrais Maia durante a revolução de 30, era Vargas.

Inicio de tudo

Em 8 de novembro de 1864 Missão Velha desmembrava-se da cidade Barbalha, tendo seu primeiro prefeito eleito pelo o voto popular 38 anos depois do desmembramento, o famoso Cel. Izaías Arruda de Figueiredo que assumiu a prefeitura em 30 de novembro de 1926, o mesmo ergueu o prédio da prefeitura que até hoje é utilizada, trouxe energia elétrica para a cidade e outras obras. Menos de 2 anos depois de assumir a prefeitura, Col. Izaías foi baleado em 3 de agosto de 1928 vindo a falecer no dia 8 do mesmo mês e ano, no seu governo, Missão Velha experimentou grande progresso, pelo seu espirito arrojado e empreendedor.

Conclusão

67 anos depois de Missão Velha ter sido desmembrada da cidade de Barbalha, conseguiu criar os 3 poderes (executivo, legislativo e judiciário), sendo elevada à condição de cidade no dia 11 de julho de 1931, ou seja, hoje 11 de julho de 2018 Missão Velha completa 87 anos de Criação do município e no dia 8 de novembro deste mesmo ano a cidade completa 154 anos de desmembramento ou emancipação política.

Informações a partir do Livro Documentos para a Historia de Missão Velha do Historiador Bosco André

Fonte Site MV MAIS
Texto José Wilson Antonio Alexandre

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu celular ou computador, inscreva-se agora.