Saiba como será o tema da secretaria de Assistência social no desfile da 51º vaquejada de Missão Velha

2018

Missão Velha se prepara para realizar mais uma vaquejada, que é cultura, esporte e tradição, que este ano alcança a sua quinquagésima primeira edição, esta que é considerada a melhor festa do vaqueiro da região do cariri cearense. Todos os anos a vaquejada de Missão Velha é realizada na primeira semana do mês de julho, abrindo assim as férias e as festas de vaqueiro por toda a região. O afamado desfile do vaqueiro que abre a vaquejada,esse ano acontecerá no dia 29 de junho (sexta-feira), já a escolha da rainha será no dia 28 de junho no parque de festas o Pinheirão.

Todos os anos os organizadores usam temas para tornar o desfile mais atrativo, este ano não será diferente, cada secretaria do município irá usar um determinado tema.

há secretária de assistencial social escolheu para esse ano o tema “Nessa vaquejada valorize a infância e diga não ao trabalho infantil”. A secretária Sra. Maria Dalva Silva Ribeiro que está à frente da secretaria do trabalho e assistência social falou ao site MV MAIS que “o objetivo é conscientizar a população presente no desfile sobre a importância de erradicar o trabalho infantil entre crianças e adolescentes”.

Logo criada pela secretaria para usar durante o desfile

“Isso não é o problema só de Missão Velha, é um problema do mundo todo, em todos os países nós sempre vamos acompanhar esse tipo de crime, principalmente nos países menos desenvolvidos que a cultura e a educação ainda não chegaram para todos os cidadãos. ” Disse a secretária.

Ela também nos falou sobre como se dará o percurso do desfile. “No desfile, iremos estar levando a demonstração das piores formas de trabalho infantil, o estatuto da criança e do adolescente, o nosso agricultor dizendo que não apoia o trabalho infantil, idosos resgatando nossas brincadeiras de infâncias, crianças em situação de lazer e também iremos fazer entrega de panfletos durante todo o percurso. Além disso um dia antes iremos fazer a fixação de cartazes para o trajeto do desfile. No final do desfile queremos que todos tenham entendido a nossa mensagem que é de “Não ao trabalho infantil”. ”

O trabalho infantil é ilegal e priva crianças e adolescentes de uma infância normal, impedindo-os não só de frequentar a escola e estudar normalmente, mas também de desenvolver de maneira saudável todas as suas capacidades e habilidades. Antes de tudo, o trabalho infantil é uma grave violação dos direitos humanos e dos direitos e princípios fundamentais no trabalho, representando uma das principais antíteses do trabalho decente.

Segundo a secretária usar o desfile como divulgação é uma boa estratégia de conscientizar o público contra o trabalho infantil:

“Temos o programa que desenvolve a ações estratégicas contra o trabalho infantil daí nos veio à mente que nós devemos sempre aproveita as oportunidades de grande mobilização social para levar mensagens educativas. No dia 12 de junho, que é o dia de enfretamento, fizemos uma mobilização na praça onde obtivemos um público baixo. Por que não usar o desfile para levar essa mensagem a um público de mais de 20 mil pessoas que estão nas ruas por ocasião do desfile? ”

Fonte Site MV MAIS
Texto José Wilson Antonio Alexandre

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu celular ou computador, inscreva-se agora.