Um erro que 90% dos negócios e profissionais autônomos cometem!

ATENÇÃO

A grande maioria dos negócios e profissionais autônomos de nosso país tem uma boa vontade incrível que provavelmente não será encontrada em local algum, porém de forma quase que cultural nós não temos o hábito de estudar o negócio como empresa, falo cultural pelo simples fato de termos desde os primórdios um governo que não apoia e não estimula o crescimento econômico nacional.

Diante desta realidade nós conhecemos muito ou quase nada de como os negócios operam, vemos grandes marcas crescer todos os anos mas não conseguimos muitas vezes aumentar o número de clientes em 10%, isso vai muito além de ter apoio financeiro, pelo menos vejo que a grande falta é a capacidade de nos colocarmos como carro chefe do negócio, como responsáveis pelo fracasso ou sucesso do negócio, ressalto aqui mais uma vez, que falo desde o rapaz que vende doce no colégio, a manicure que tem o seu pequeno salão de beleza ou uma grande escola de inglês por exemplo, os equívocos estão em todas as áreas diferenciando apenas na área que é afetada que é quase sempre proporcional ao tamanho do negócio.

A falta de estudo por parte de alguns de nós ou falta de incentivo educacional afetam ainda mais essa situação visto que para entendermos algo alguém deve proporcionar esse ensino. Mas nem tudo são espinhos, hoje temos uma gama de informações disponíveis na internet, como por exemplo esse artigo que você está lendo agora, e isso se usado de forma correta pode nos trazer muito retorno, tanto financeiro quanto intelectual.

Tendo em vista a falta de informações sobre o funcionamento correto de um negócio, muitos trabalham bastante e tem uma boa capacidade técnica e emocional, mas mesmo com todo esse aparato, que é essencial, acabam desmotivados pela falta de retorno financeiro ou por seus esforços de marketing não surtirem o efeito que eles almejam.

Pois bem, como já relatado são muitos os impasses que podem atrapalhar seu negócio, ou futuro negócio, aqui falarei sobre um que crio ser essencial na sua estratégia de comunicação e marketing como um todo, esse problema que se encontra em muitos negócios e profissionais autônomos é a falta de atenção no cliente.

Sei que à primeira vista todos vão pensar que esse não é um problema seu ou do seu negócio, mas calma, vamos analisar isso mais afundo, para tentarmos juntos ter essa visão mais clara sobre o referido ponto, mas primeiro tire da sua mente todo o preconceito (aqui falo realmente dos conceitos pré-estabelecidos) sobre seu negócio.

Analise isso: Sua comunicação profissional está falando sobre o cliente ou sobre você? Qual foi a última vez que você fez uma análise sobre as dores que seus clientes têm? No seu CRM você tem informações básicas sobre os dados relevantes de seus clientes? E os seus bônus ou promoções são realmente atraentes aos olhos deles?

Se a sua resposta (sincera) for SIM para estes questionamentos parabéns, você está no caminho correto, caso a resposta seja NÃO, deve rever alguns desses pontos para alinhar seu negócio aos seus objetivos, muitos vão usar esse final de ano (Esse artigo está sendo publicado no final do ano de 2019) para estabelecer metas e objetivos para si próprios e para sua vida profissional, e isso pode ser realmente bem interessante, que tal você analisar de forma profissional estes pontos para saber se você realmente está caminhando junto do seus clientes?

Enfim, poderia retratar mais uma centena de coisas a respeito desse ponto, mas ficaria extenso demais, para o momento entenda e ponha no seu mindset e se possível no da sua equipe e sócios, que o ativo mais importante de seu negócio, ou de qualquer outro, é a sua carteira de clientes, intuitivamente você já sabe disto, porém será que de forma prática está usando isso ao seu favor?

Caso ainda esteja um pouco perdido (a), e não saiba como começar entre em contato e podemos ver quais dos serviços da minha agência se encaixa da melhor forma às suas necessidades.

 

Forte abraço! Cem anos de saúde e sucesso!

 

#BeStrong




Texto Junior Napoleão
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