Alunos da rede estadual em Barbalha irão a China conhecer sua cultura e arte

Ter acesso à cultura e aos costumes de outro país, além de enriquecer seus conhecimentos, são alguns benefícios de um intercâmbio para estudantes. Essa realidade fará parte da vida de 10 alunos e da diretora da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Almiro da Cruz, localizada em Barbalha. O grupo participará da Semana Internacional de Intercâmbio Cultural e Artístico de Jovens, em Dalian, na China, de 14 a 19 de agosto.

Leia também

O evento é resultado de um protocolo de intenções assinado entre os Governos do Ceará e da cidade chinesa. Os estudantes cursam a 1ª e 2ª série do Ensino Médio e irão conhecer, pela primeira vez, outro país. O Governo do Ceará pagará as passagens e despesas com documentação e a Prefeitura de Dalian ficará responsável pela hospedagem e alimentação. A viagem começa no próximo dia 12.

A aluna Eva Lucena considera a viagem uma experiência importante. “Vai ser incrível para gente. Vamos conhecer a cultura e como vivem as pessoas de lá. Eu me sinto muito realizada e feliz porque nunca imaginei viajar para outro país, ainda mais para a China. Agradeço a todos que proporcionaram essa viagem”, comemora.

Os estudantes irão apresentar uma dança regional, com ênfase no Ceará, com as músicas Aquarela do Brasil, Baião de Dois e Ceará Terra da Luz.

A diretora Eliane Ferreira ressalta que é uma oportunidade única. “Esta será para alguns alunos a primeira viagem e já irão para a China. Eles vão levar a experiência do Ceará, a riqueza cultural do nosso estado e irão trazer muito conhecimento com relação à cultura chinesa e dos outros 19 países que estarão na Semana Internacional de Intercâmbio Cultural e Artístico de Jovens”, diz a gestora.

As 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), localizadas no Interior, e a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) realizaram a seleção em suas regiões e enviaram as selecionadas para a Seduc, que, por intermédio de uma comissão, avaliou os grupos artísticos e escolheu o da Escola Almiro da Cruz.

Sobre a Escola

A EEMTI Almiro da Cruz é a primeira em Tempo Integral da Crede 19. Está localizada na zona rural de Barbalha e recebe estudantes, principalmente do Bairro Malvinas, mas também do Barro Branco; do Sítio Brejinho e Brejão, de Santa Tereza, Cirolândia, além de alunos da zona urbana e até do município vizinho de Missão Velha.

Tem como foco principal elevar a autoestima dos estudantes e melhorar potencialmente os resultados de aprendizagem, seja por meio do ingresso em universidades públicas, seja inserindo estes mesmos jovens no mercado de trabalho.

Por ser de Tempo Integral, a Escola tem eletivas na área das artes: Música (Banda A Flor de Pequi) e Dança. Os estudantes já foram premiados em festivais de dança e música.

Conquistaram a 1ª colocação na modalidade Música Autoral, da Crede 19, na etapa regional do Festival Alunos Que Inspiram 2019.

A Escola também aposta na área das Ciências. No ano passado, alcançou o 3º lugar na modalidade Matemática e suas Aplicações, no Ceará Científico.

O Festival Alunos Que Inspiram e o Ceará Científico são eventos promovidos pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), para a melhoria da aprendizagem e o incentivo ao protagonismo estudantil.




Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Saiba mais