Missão Velha realizou dia “D” de mobilização no mês da pessoa com deficiência intelectual e múltipla

Direitos

Jerle Sampaio idealizadora do projeto, Joselia Grangeiro, Adriana Pereira e Danielle Frazão (Foto: Divulgação / Site MV MAIS)

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece todos os anos, durante o período de 21 a 28 de agosto. O objetivo da Semana Nacional é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018 vem para reafirmar, no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida de seus filhos. Seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação.

Em 2017, foi sancionada a Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que institui a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla nos dias 21 a 28 de agosto.

Cartas informativo (Foto: Divulgação)

Na cidade de Missão velha o dia “D” foi 11 de agosto, com o tema ACEITE MINHAS DIFERENÇAS, o evento foi realizado na praça Francisco Arrais Maia no centro da cidade, segundo a organizadora do evento a Dra. Jerle Sampaio, “realizar esse evento em um espaço público foi uma forma de mobilizar a população, convidados, famílias e parceiros dos direitos a inclusão. Com o objetivo de ampliar o olhar da comunidade para a causa, foram colocadas tendas com representantes da associação AMA CARIRI, CRAS, Assistência Social, Conselho Tutelar, estagiários, Diretor Gean Sharles, professora Cristiane e crianças da escola Lourival Dantas Ribeiro, a Contadora de Estória Rejane que faz parte da APAE de Juazeiro do Norte, Urca, Célia Magalhães, Pedagogos e Psicopedagogos das cidades de Antonina do Norte, Juazeiro do Norte, Barbalha, Várzea Alegre, Instituto São Miguel, Farmácia Santa Cecilia, Família Santos Sampaio, voluntárias: Josélia Grangeiro, Danielle Frazão, Adriana Pereira, Geyla Santos, Ruan Franklin… Apoio da Prefeitura Municipal, Policia Militar e DEMUTRAN… e demais parceiros como imprensa, radio e mídia social.”.

Falamos com a Sra. Jerle Sampaio organizadora do evento que nos falou a respeito do propósito real da mobilização, como sendo para “estimular a população a se inserir nesse contexto de inclusão, para que pessoas tenham mais incentivo de trabalhar de forma voluntária na causa da educação inclusiva, sabemos que isso não se limita só ao autismo nem aos intelectuais é muito abrangente. Nesse sentido nós resolvemos levantar a bandeira, porque eles são basicamente esquecidos, ninguém falam neles, então eu me especializei em saúde mental e resolvi levantar a bandeira, com isso nós buscamos mais pessoas que possa se sesensibilizar com a causa, para nos ajudar a incluir a pessoa com deficiência intelectual e múltipla no meio da sociedade, existe as diferenças mais nós temos que tratar eles com igualdade.

Um evento como esse é necessário porque ele quebra preconceitos, é isso que queremos acabar, com o preconceito, infelizmente ainda presenciamos esses casos na sociedade e nas escolas, é triste, falo na educação porque eu trabalho com a educação inclusiva, quando vejo as crianças que se dizem normais junta com suas turminhas e brincam separadas das crianças com deficiência, isso precisa ser quebrado, mais isso só será possível com ações de mobilização para conscientizar a população”.

A Sra. Ana Moesia presidente da AMA CARIRI, e mãe de uma criança com autismo nos falou sobre as ações realizadas na associação como atendimentos as crianças com autismo realizados na sede, e também falou das mobilizações e conscientização da população, ela ressaltou que a maior dificuldade enfrentada por todos é na aplicação das leis, onde a nível federal e municipal as dificuldades em cumprir as leis, ainda são muito grandes, porque os órgãos tanto públicos como privados, resistem em cumprir as leis.

No decorrer de toda manhã as crianças assistiram apresentações de dança, participaram de brincadeiras, se divertiram com a contadora de história que na sua participação incluiu todos na atividade.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu celular ou computador, inscreva-se agora.