Desfalcado, Athletico mostra limitações contra o River, mas sai fortalecido da Libertadores

Athletico dá trabalho para o River, mas não suporta pressão — Foto: REUTERS/Juan Mabromata

Com 15 desfalques, 11 deles por Covid-19, Athletico ameaça o River no primeiro tempo, mas não suporta a pressão no segundo; time mostra que pode sonhar mais alto no Brasileirão

O Athletico entrou no mata-mata da Libertadores como o azarão. O Furacão tinha o River Plate, campeão em 2015 e 2018 e finalista em 2019, pela frente. E o favoritismo argentino aumentou após 11 jogadores testarem positivo para Covid-19. Apesar de tudo isso, o Athletico deu trabalho e quase surpreendeu.

A derrota por 1 a 0 em Avellaneda evidenciou as limitações do Athletico. O time desperdiçou chances claras (o que vinha sendo um problema mesmo quando todos os titulares estavam à disposição) e passou em branco pela 14ª vez no ano – de um total de 43 jogos do time principal.

O meio também sofreu. O Athletico até fechou os espaços e conseguiu anular o River durante a maior parte dos 180 minutos. O gol em Curitiba saiu após um escanteio. E o gol em Buenos Aires, após o rebote de um pênalti. O time, porém, criou muito pouco, principalmente na etapa final.

Apesar disso, o Athletico mostrou que tem time e elenco para garantir a permanência na Série A. E com Santos, Abner, Nikão e companhia perto de voltarem, o Furacão pode até sonhar mais alto – a distância para o G-6, hoje, é de nove pontos, mas Paulo Autuori acredita na vaga.

Para o jogo desta terça, Autuori e Gallardo mudaram os esquemas e colocaram um zagueiro a mais em relação à ida. Com isso, o Athletico povoou o meio e fechou os espaços por dentro. Já o River liberou os dois laterais (Montiel e Casco), que viraram praticamente pontas.

O Furacão protagonizou um jogo equilibrado e chegou principalmente em jogadas de velocidade e na bola parada. O time, porém, pecou na finalização. Lucho bateu fraco de cara para o gol, Erick desperdiçou chance clara, e Carlos Eduardo cabeceou para defesa de Armani.

O Athletico chegou a abrir 5 a 1 em finalizações, mas o River Plate cresceu a partir dos 25 minutos – tanto que terminou o primeiro tempo com 11 a 7 em finalizações. Mas, com atuações seguras de Bento e Thiago Heleno, o Furacão segurou o 0 a 0 antes do intervalo.

O Athletico, porém, não conseguiu manter o ritmo no segundo tempo, e o River bombardeou o gol rubro-negro. De La Cruz e Borré pararam em Bento no mesmo lance, e o goleiro ainda salvou uma finalização à queima roupa de De La Cruz. O River chegou a 20 a 8 em finalizações.

Paulo Autuori promoveu mudanças “seis por meia dúzia”, como Walter por Kayzer e Carlos Eduardo por Fabinho. E o Furacão, que precisava de pelo menos um gol, não criou mais nada. O time finalizou apenas duas vezes no segundo tempo, nenhuma delas com perigo.

Assim, o River ganhou campo, passou a pressionar e encontrou o gol. Wellington deu espaços para o cruzamento, e Christian cometeu o pênalti. De La Cruz bateu no canto. A bola tocou na trave, no goleiro, de novo na trave e voltou para o atacante só completar para o fundo das redes.

Escalações de River Plate e Athletico — Foto: ge

Por tudo o que envolvia o jogo (o poderoso River do outro lado, os 15 desfalques, a escassez de goleiros…), o Athletico superou as expectativas. O placar apertado, de 2 a 1 no agregado, retrata a entrega, a dedicação e a qualidade do Rubro-Negro – apesar de limitações.

O Athletico mostra que pode alcançar as seis vitórias que faltam para garantir a permanência e, a partir daí, sonhar mais alto. Sul-Americana? Libertadores? Os próximos jogos vão responder – a começar pelo duelo com o Fluminense, , às 19h de sábado, no Maracanã, pela 24ª rodada.

 

    Próximos jogos do Athletico

  • Fluminense x Athletico – 05/12, sábado, 19h – Maracanã
  • Athletico x Atlético-MG – 12/12, sábado, 17h – Arena da Baixada
  • Bragantino x Athletico – 19, 20 ou 21/12, a definir – Nabi Abi Chedid
  • Athletico x Vasco – 26, 27 ou 28/12, a definir – Arena da Baixada
  • Botafogo x Athletico – 02, 03 ou 04/01, a definir – Nilton Santos



Leia também
src="https://mvmais.com.br/wp-content/plugins/report-content/static/img/loading.gif"/>
Fonte Globo Esporte

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu celular ou computador, inscreva-se agora.

Comentários
Carregando...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Saiba mais